Pesquisa

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Viva o Momento Presente



Eu disse que só existe uma única coisa acerca do passado, que vale a pena lembrarmos, o fato de que ele já passou.
MARK TWAIN

“Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a sua mente no momento presente. Renuncie ao apego ao passado, à ansiedade quanto ao futuro e à ânsia que existe entre eles e atravesse para a margem oposta”, ensinou Gautama Buda.


O que é o apego ao passado? É o desejo – que todos nós temos de vez em quando – de reviver os “bons tempos”. Ou olhar para trás e remoer os erros e fracassos e pensar constantemente em como as coisas “poderiam ter sido”.


O que é a ansiedade quanto ao futuro? É preocupar-se acerca do que poderá acontecer se...

O que é a margem oposta? Veja-a como o lugar onde você deseja estar – um lugar de paz e alegria, onde não exista mais ansiedade. E qual é a ponte que nos pode ajudar a atravessar para a margem oposta? É o arco da nossa atenção.


Uma das leis espirituais mais importantes a lembrar é a de que onde colocamos a nossa atenção, para lá vai a nossa energia. Temos uma determinada quantidade de energia para cada dia. Se uma parte da nossa atenção ficar constantemente voltada para o passado, ou preocupada com o futuro, teremos menos energia para usar aqui e agora.


É como se o rio da vida, que flui através de nós, se bifurcasse em riachos menores. Estes regatos de energia, fluindo para longe do rio principal, podem esgotar todo o poder de que precisamos para realizar a nossa missão de vida. Alimentar raiva ou ressentimento, e não conseguir perdoar alguém – ou a nós mesmos – também nos impede de viver no presente. Achamos que se formos rudes com alguém, estaremos eliminando essa pessoa de nossa vida. Na verdade, a raiva e o ressentimento têm o efeito oposto; eles nos mantêm presos a essa pessoa por um laço cármico e não conseguimos seguir adiante.






Algumas vezes, a pessoa mais importante que precisamos perdoar somos nós mesmos. Sejam quais forem os erros que tenhamos cometido, podemos pedir perdão, fazer reparações espirituais e práticas e considerar os erros como experiências de aprendizado. Certamente que aprendemos com o passado, mas é perigoso viver no passado. É como se diz: “mantenha os olhos na estrada e use o retrovisor só para evitar problemas”. Podemos também acelerar o processo de consumir os nossos registros negativos usando certas técnicas espirituais, como a chama violeta transmutadora – uma energia espiritual, de freqüência muito elevada, que dissolve o carma negativo que possamos ter gerado.

                                



Todas as manhãs, os anjos nos trazem o nosso carma daquele dia. Assim que acordamos, o nosso “pacote” de carma já está nos esperando, pedindo para ser resolvido. Por isso, é uma boa idéia fazermos orações de chama violeta pela manhã.

Podemos recitá-las durante o banho, enquanto nos preparamos para começar o dia ou mesmo a caminho do trabalho.



Baseado no livro “A Espiritualidade em Prática–como enriquecer a vida diária com mais paixão, criatividade e equilíbrio”, Elizabeth Clare Prophet, Editora Nova Era.
Summit Lighthouse do Brasil.








Maria Elisete
Shalom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.