Pesquisa

segunda-feira, 19 de março de 2012

Danças Circulares


A dança e o canto são as mais antigas formas de expresssão do homem, que movido por um poder transcendente tenta formular suas experiências e compreensão da Vida utilizando seu próprio corpo como instrumento.


Por toda a história os seres humanos sempre dançaram e cantaram. A dança simbolizava a comunhão entre os membros da comunidade e celebrava momentos especiais de suas vidas: as mudanças de estações, o plantio, a colheita, a alegria, a tristeza, o medo, o amor, o poder da morte, o reaparecimento da nova vida.


Dançar é movimentar o corpo de forma ritmada, é conquistar harmoniosa e musicalmente o espaço. Os gestos transmitem e atraem poder, liberam e transformam energia, influenciam psicologicamente os indivíduos e os mantém em contato constante com o seu Centro.


As danças circulares resistem ao tempo por sua força de manifestação de vida. Dançar na roda é redescobrir e celebrar nossa unidade primordial. De mãos dadas, movimento, canto e respiração ritmados equilibram a energia grupal.


Dançar é deixar-se tocar pela totalidade das quatro esferas da existência: física, emocional, mental e transcendente. É conectar-se com uma imensa alegria e cura profunda, para o próprio ser e todas suas relações.

O trabalho com as danças segue diversos caminhos:


Danças da Paz Universal

Pesquisadas pelo americano Samuel Lewis. Coreografias associadas a palavras sagradas e cantos de várias tradições: sufismo, cristianismo, zoroastrismo, budismo, hinduísmo, judaísmo, nativos americanos. Em destaque as vivências da Oração Cósmica - O Pai Nosso em Aramaico e as Danças da Mandala de Tara.


Danças Sagradas e Meditativas

Pesquisadas pelos alemães Bernard e Maria-Gabrielle Wosien, a partir das rodas antigas tradicionais de diversos povos de todo o planeta e implantadas na Comunidade de Findhorn, Escócia.
Danças Brasileiras

Pesquisa e resgate de danças étnicas e folclóricas, feitos por um grande número de estudiosos/dançarinos.


Danças das Plantas Curativas e dos Florais de Bach

Pesquisadas pela letoniana Anastasia Geng. A partir da percepção/conexão com as energias do Reino Vegetal, constitui-se num trabalho de integração e auto-cura.


Danças Circulares dos nossos tempos

Coreografias inspiradas por diversos pesquisadores/dançarinos como Gabrielle Wosien, Friedel Kloke-Eibl, Laura Shannon, Mandy de Winter, Peter Vallance, Ray Price, Gwyn Peterdy, Pablo Scornik, Dagmar Hahn, entre outros também importantes.

http://www.simplicidade.net.br/marge/dancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.